quinta-feira, 7 de junho de 2012

Aula de Potências


Aula ministrada na Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende no 6º ano B,
pela bolsista Eliane Gusmão de Freitas.

Conteúdo:
Potência

Bibliografia:

Livro Os jogos na sala de aula.

Comentário

“ Percebi que os alunos ficaram bastante interessados no jogo, e o mais importante para mim, um aluno ajudava o outro que não conseguia resolver a potência, desenvolvendo o relacionamento em grupo. Na minha opinião no final de cada matéria seria interessante a aplicação de jogos para enfatizar os conceitos.”
Eliane G. Freitas



Conteúdo:
-          Potência.

 Objetivos:
O objetivo desta atividade, o jogo pescaria de potências, é enfatizar o conceito de potência, sua notação e o cálculo mental. 


Desenvolvimento:
1.      Os cartões são embaralhados e cada jogador deve receber cinco cartões. As demais ficam no centro da mesa, com as faces voltadas para baixo, formando o lago da pescaria.   

2. O objetivo do jogo é formar o maior número de pares. Um par corresponde a uma potência e seu valor numérico.



3. Inicialmente, os jogadores formam todos os pares com as cartas que receberam e os colocam à sua frente, de modo que todos os jogadores possam ver o par formado.


4.      Decide-se quem começa. Joga-se no sentido horário.


5.     Cada jogador, na sua vez, pede para o seguinte a carta que desejar para tentar formar um par com as cartas que tem na sua mão. Ele pode pedir na forma de potencia ou como um número. Por exemplo, se o jogador A tivr na mão 52 ele deve tentar conseguir o 25 para formar um par. Ele, então, diz ao próximo: “Eu quero o 25”. Se o colega tiver essa carta, ele deve entregá-lo e o jogador A que pediu a carta forma o par e o coloca em seu monte. Se o colega não possuir essa carta ele diz: “Pesque!”. E o jogador A deve pegar uma carta do monte no centro da mesa: se conseguir formar o par que deseja ou um outro par qualquer, coloca-o em seu monte; se não conseguir, fica com a carta em sua mão e o jogo prossegue.
6.      O jogo acaba quando terminarem as cartas do lago, ou quando não for mais possível formar pares.







7.      Não é permitido blefar. Se uma carta for pedida a um jogador e ele a possuir, deve entregá-la ou irá sair do jogo.



8.      Ganha o jogador que , ao final, tiver o maior número de pares em seu monte.


Material Necessário:
Para cada grupo, é necessário um baralho com 60 cartões, contendo potências e resultados das mesmas.

Bibliografia:

Livro Os jogos na sala de aula.

Comentário

“ Percebi que os alunos ficaram bastante interessados no jogo, e o mais importante para mim, um aluno ajudava o outro que não conseguia resolver a potência, desenvolvendo o relacionamento em grupo. Na minha opinião no final de cada matéria seria interessante a aplicação de jogos para enfatizar os conceitos.”
Eliane G. Freitas(Bolsista)














Nenhum comentário: